Páginas

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Foi aprovado na Câmara o meu pedido de CPI


Nesta segunda-feira,18, foi aprovada a minha proposta para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Belém, com intuito de investigar o destino de veículos e equipamentos doados, em 2005, pelo Governo do Estado ao Município de Belém, que serviriam para realizar operações em vias, canais e demais elementos integrantes das sub-bacias que compõem o Projeto de Macrodrenagem da Bacia do Una. A proposta, que recebeu o apoio da maioria dos parlamentares, levou à primeira CPI da nova mesa diretora. As galerias do plenário estavam lotadas.



A matéria também visa averiguar se existem indícios de irregularidades na transferência desses equipamentos para empresas da iniciativa privada, a partir de leilão realizado em 2012 pela Prefeitura Municipal de Belém. A população não pode continuar sofrendo com o drama das enchentes ocasionadas pela falta de um sistema de escoamento eficaz. Da tribuna da casa, tive a oportunidade de afirmar hoje que “os moradores de Belém sofrem com as chuvas, perdem bens materiais e vivem a angústia com a chegada do inverno. Isso tem que acabar, não podemos ficar parados. É responsabilidade sim da Prefeitura de Belém cuidar essa questão”.

Também propus que seja verificada qual foi a base legal para essa transferência, se os equipamentos foram usados em atividades destinadas ao Programa de Macrodrenagem da Bacia do Uma, bem como se houve remuneração ao Município pelo uso dos equipamentos e se a Prefeitura fiscalizava a manutenção para a durabilidade dos aparelhos.

“Devido a grande cheia que a cidade sofreu no último dia 13, notamos o descaso com a limpeza da cidade, além de muito lixo acumulado nos canais e o passivo ambiental grave. Desta forma, é visível que houve prejuízo social e ambiental em função da ausência dos equipamentos. E também temos que ter informações sobre os prejuízos ao erário pelo repasse dos equipamentos e se foram realizados os tramites legais para o leilão”, declarei da tribuna.

Agora, os partidos indicarão os nomes que farão parte da Comissão. Ao todo, a CPI terá cinco membros, entres eles o presidente e o relator. Como fiz a proposta de criação da Comissão de Inquérito, atuarei como componente titular.

Veja abaixo o documento oficial com o pedido de instalação da CPI:


Nenhum comentário:

Postar um comentário